Filosofia para o advogado corporativo 4.0

Edison Carlos Fernandes

O evento SXSW Conference & Festival é um dos maiores encontros de tecnologia do Planeta. Diversas palestras, debates, encontros e apresentações, inclusive culturais, evidenciam as últimas e as futuras tendências da inovação tecnológica nos mais variados setores e atividades. Não é estranho, portanto, que a criatividade esteja no ar, certo? Porém, recentemente, foi detectada a falta da criatividade no mundo tecnológico.


Explico: a tecnologia tem servido para viabilizar os sonhos humanos: alguém pensa nalguma melhoria de vida, a tecnologia constrói; alguém cria algo para o qual sequer existe demanda, a tecnologia constrói. Acontece que o desenvolvimento tecnológico tem sido mais rápido que a capacidade de o ser humano pensar e criar. Ou seja, a velocidade da tecnologia está à frente da criatividade humana. Essa constatação atinge em cheio a advocacia corporativa


+ Conteúdo Jurídico

Juntos na responsabilidade tributária

Uma alternativa chamada dispute boards

No último mês de dezembro (2018), aqueles que militam, vivenciam ou sofrem os efeitos da tributação, especialmente as empresas, prestigiaram uma certa inquietude da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Ao lado das inúmeras instruções normativas, portarias e os incontáveis atos declaratórios, os pareceres normativos voltaram a ganhar fôlego, sendo, inclusive, editados alguns sobre temas polêmicos ou bastante sensíveis. Tão importante quanto redigir um bom contrato é administrá-lo. De nada vale estabelecer, em detalhes, as vontades, condições, obrigações, atribuições e responsabilidades das partes contratantes se na execução do objeto contratual não houver uma gestão criteriosa, contínua e próxima dos gestores dessa relação contratual. Quando o gerenciamento de um contrato é deficiente, nem a melhor redação é capaz de evitar disputas entre os contratantes e o conflito se torna inevitável.

Rua Bandeira Paulista, nº 275, 7º andar
São Paulo/SP
CEP 04532-010

Tel.: +55 11 3074-0033
ff@fflaw.com.br

FF ADVOGADOS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2019

POLÍTICA DE PRIVACIDADE